sábado, 29 de agosto de 2015

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Resultado de imagem para direitos do consumidor 
Muitas vezes o consumidor é vítima de abusos por parte do fornecedor de produtos ou serviços e deixa de defender seus direitos por desconhecer o alcance da proteção a esses direitos pelo CÓDIGO de DEFESA do CONSUMIDOR
 Abastecimento de Água e Esgoto

Escassez de água: o que mais o consumidor pode fazer?


Em tempos de racionamento velado de água os consumidores se perguntam o que mais podem fazer para economizar este importante recurso. O Idec lista na sequência alguns mitos e dicas para reciclagem de resíduos que impactam a falta de água
 Descartar X Lavar objetos duráveis
 
Com a  falta de chuva no Sudeste,  estabelecimentos comerciais de algumas cidades vêm sugerindo a troca de objetos duráveis, como pratos e talheres, por descartáveis. Eles alegam menor consumo de água. Afinal, não é preciso lavar os descartáveis, somente jogá-los fora. 
 
É importante lembrar que nesse caso, estamos focando em apenas um ponto de todo o “ciclo de vida” do utensílio - no caso, a lavagem. Essas ações diminuem a água visível (da lavagem do prato, por exemplo) mas não consideram que na produção e na “vida” do objeto descartável, tem muita água incorporada: na produção, nas embalagens, no descarte, nos sacos para colocá-los para o descarte e na própria reciclagem. 
 
Isso não significa que estamos defendendo o  uso irrestrito do vidro, numa luta “vidro vs plástico”, mas mostrando que as ações devem ser pensadas como um todo e não de forma pontual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário