segunda-feira, 4 de setembro de 2017

4 de setembro: há 50 anos, movimento de oposição Frente Ampla uniu Lacerda, JK e Jango, mas parou na ditadura

Imagem relacionada 
JK com João Goulart
POR JAIR DOS SANTOS CORTECERTU

Em 4 de setembro de 1967, Carlos Lacerda, ex-governador da Guanabara, Juscelino Kubitschek, ex-presidente e senador cassado em junho de 1964,  e João Goulart, ex-presidente cassado após o golpe militar que o tirou do poder, uniram-se para constituir a Frente Ampla, principal movimento de oposição ao governo de Arthur da Costa e Silva.

A história da Frente Ampla começou no início de 1996, mas só em 27 de outubro, por meio de um manifesto publicado na “Tribuna da Imprensa” e assinado apenas por Carlos Lacerda, foi oficializada. Mesmo sem as assinaturas de Goulart e Kubitschek, o manifesto confirmava as negociações entre os políticos e Lacerda, além da participação de correligionários.

“Ao povo me dirijo para dar satisfação do que procurei fazer. Procurando por vários representantes das correntes democráticas, concordei num entendimento que, acima das pessoas e suas divergências, pudesse definir rumos para o Brasil. Por motivos que não me compete analisar, aos quais não está alheia a coação exercida pelo governo, quem usa os instrumentos do poder para dividir, com ameaças de punição e represálias, vejo-me na contingência de divulgar sozinho este manifesto a favor da união do povo”, registra declaração distribuída aos 50 repórteres nacionais e internacionais no dia do manifesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário