segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

ONDE VAMOS PARAR ? , OU QUANDO VAMOS PARAR ? : O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS SOBE PELA 12ª SEMANA SEGUIDA

 

Apesar da queda do preço do barril do petróleo, o valor da gasolina no Brasil não diminui, ao contrário de outros países. Para o analista Walter de Vitto, da Tendências Consultoria, nem toda a queda de petróleo deve ser repassada para o mercado interno, já que a grande desvalorização do real compensa, em parte, a diminuição do preço da commodity em dólares.

Outros especialistas acreditam que a empresa poderia repassar a queda do petróleo no exterior para o mercado interno, com o objetivo de estimular a economia e controlar a inflação. Já de Vitto acredita que segurar o preço dos combustíveis a preços mais baixos pode piorar a situação da Petrobras, e que a inflação deve ser atacada por outras políticas.

 preço médio da gasolina para o consumidor final subiu pela 12ª semana seguida, se aproximando do patamar de R$ 4,20, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (19) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

 Posto de combustível em João Pessoa  (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco) 

A política de preços da Petrobras que reajusta os preços quase diariamente foi adotada em julho de 2017, no mesmo mês em que o governo anunciou uma alta nos impostos sobre os combustíveis. Desde então, o preço médio da gasolina para o consumidor final já acumula alta de 19,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário