quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

UMA MUDANÇA AO CEARÁ POR MOCINHA SARAIVA

 

No dia 18 de maio de 2002, no salão de recepções do antigo Hotel Vila do Príncipe, na cidade de Caicó, capital do Seridó potiguar, foi lançado o livro Uma mudança ao Ceará, da escritora patuense Mocinha Saraiva. Segundo os jornalistas F. Gomes (in memoriam) e César Filho, ¨ Uma Mudança ao Ceará é uma história contada e vivida de uma realidade bastante conhecida de todos os que têm suas raízes fincadas no interior, principalmente no sertão nordestino.

 
  “É um retrato fiel do sofrimento e das alegrias tão comuns ao sertanejo que, vítima da seca, sai de suas terras em busca da sobrevivência nas grandes cidades.”. O livro teve uma primeira edição, em mimeo, no ano de 1978. A segunda edição, em formato gráfico, foi uma produção cultural do escritor Epitácio Andrade.

 

  A obra está ilustrada com desenhos dos artistas plásticos Corina Saraiva e Jany Tavares. Estavam presentes no lançamento: a cantora Dodora Cardoso, o esposo da escritora senhor Francisco Avelino de Moura (Chico de André- in memoriam), o filho pesquisador João Batista de Moura, as crianças Tiara Ferreira (com 09 anos), Nicolas e Ito Andrade (com 06 anos). Ainda sobre o lançamento que estava inserido na programação do Encontro Nordestino de CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial), o artista Cláudio Saraiva e banda realizaram interlúdios musicais. Em outubro de 2011, a escritora recebeu a visita do deputado estadual Salismar Correia a quem concedeu o seu último autógrafo.
  
  
Severina Saraiva de Moura (dona Mocinha) nasceu no dia 04 de novembro de 1925, no município de São José dos Cordeiros, no Cariri ocidental paraibano e faleceu no dia 08 de novembro de 2011, em Patu/RN. Dona Mocinha era conterrânea de seu primo médico, ex-senador, megaempresário Drault Ernany, escritor, autor do livro Meninos, eu vi. Agora posso contar.    
  
 
SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS/PB
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário