quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

DICAS DE SAÚDE ; PORQUE DEVEMOS TER EM CASA UM FILTRO DE BARRO ?

onde-comprar-filtro-de-barro 


Os Filtros de Barros são um dos produtos mais tradicionais e que estamos muito acostumados a ver nas casas de nossos avós e pais. Apesar da sua fama, muitas dúvidas surgem em quem pensa em comprar Filtro de Barro, afinal, trata-se de um produto que tem grande importância para nossa saúde e não só com cuidado com a água. Sua eficácia porém, muitas vezes era desconhecida e até desacreditada por ser um produto tão simples e de fabricação geralmente artesanal. Desta forma, preparamos um verdadeiro manual com 16 dicas que você precisa saber antes de comprar Filtro de Barro. Temos a seguir uma série de orientações com relação à instalação, ao uso desse produto e alguns mitos do produto que é reconhecido mundialmente como o melhor e mais eficiente sistema de filtragem de água capaz de torna-la mais pura e saudável para o paladar com poucos recursos. Conheça 16 coisas que você precisa saber antes de comprar Filtro de Barro.

 16-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar-filtro-de-barro-porque-comprar-filtro-de-barro 


1. Por que comprar um Filtro de Barro?

O Filtro de Barro é fabricado em argila, que tem como propriedade principal a troca de calor com o ambiente externo, levando a água a ficar até 5 graus abaixo da temperatura ambiente, ou seja, é mantida sempre fresca.

Essa troca de calor pode ser percebida através da transpiração que ocorre nas paredes externas, oferecendo água de qualidade por um tempo indeterminado. Isso porque o Filtro de Barro, mesmo tendo garantia de 1 ano, não possui um tempo determinado de vida útil. Alguns recomendam que a troca seja efetuada a cada 5 anos, já que a qualidade da água está relacionada com o tempo de vida útil.

 filtro-de-barro-salus-decoracao-e-qualidade-de-vida-para-seu-ambiente-2 


2. Quais são as etapas de filtragem do Filtro de Barro?

Em Filtros de Barro equipados com vela esterilizante, que oferecem tripla ação, a primeira etapa é a da entrada em contato da água com a parede filtrante do material microporoso, que retém partículas sólidas e impurezas.
Na segunda etapa, a camada interna de prata coloidal é que esteriliza a água, livrando-a de bactérias. Finalmente, na terceira etapa, a água entra em contato com o carvão ativado, que vai garantir maior eficiência na redução de odores, sabores e quantidade de cloro presentes na água, tornando-a cristalina e saudável para o consumo.
Armazenada no Filtro de Barro, a água se apresenta sempre fresca em razão da porosidade característica da argila, fazendo a troca de calor e garantindo o esfriamento natural do líquido armazenado.
Em Filtros de Barro equipados com vela declorante, de dupla ação, acontecem apenas a primeira e a terceira etapas e, em Filtros equipados apenas com a vela tradicional, somente a primeira etapa.

8.-Por-que-a-água-do-Filtro-de-Barro-possui-um-sabor-distinto
 

3. O que fazer com os primeiros litros de água filtrada?

A primeira filtragem no Filtro de Barro recomendam-se que deva ser descartada, sem o consumo, uma vez que a água é utilizada para limpar o Filtro e ativar a vela. Depois da primeira filtragem, é possível começar a tomar água limpa e mais saudável.

o-que-é-vela
 

4. O que é a vela e qual sua função no Filtro de Barro?

A vela é o elemento filtrante no Filtro de Barro. Sua função é eliminar as impurezas presentes na água, tornando-a mais limpa e mais segura para consumo. A Cerâmica Stéfani, uma das marcas referências no mercado de Filtros de Barro oferece três tipos de velas e cada uma dela oferece um tipo de filtragem, veja:
• A Vela Tradicional, fabricada em cerâmica microporosa, que permite filtrar e reter as partículas sólidas da água, tornando-a totalmente cristalina;
• A Vela Declorante, com dupla ação, que contém carvão ativado em seu interior, um produto vegetal obtido a partir da casca do coco, utilizado no mundo todo em sistemas de purificação de água, reduzindo a quantidade de cloro e os sabores e odores da água;
• A Vela Esterilizante, de tripla ação, com revestimento de prata coloidal aplicado na parte interna, juntamente com o carvão ativado. Esse tipo de vela permite maior filtragem e redução da presença de cloro e bactérias que, em excesso, são prejudiciais à saúde humana. A camada de prata aplicada no interior da vela penetra nos poros, preservando suas propriedades esterilizantes.

Como-manter-o-funcionamento-e-a-vida-útil-sugerida-da-vela
 

5. Como manter o funcionamento e a vida útil sugerida da vela?

A vida útil do Filtro de Barro e da vela vai depender da quantidade e da qualidade da água que está sendo filtrada. Assim, quanto maior for o grau de contaminação e a exigência da vela, menor será sua vida útil.
Em média, nas regiões metropolitanas, a vela normalmente dura seis meses. No entanto, para manter o seu bom funcionamento é necessário fazer a manutenção preventiva, avaliando a quantidade e a qualidade da água que está sendo filtrada. Caso note gostos diferentes antes do prazo médio de 6 meses é viável trocar a Vela.
A limpeza da vela deve ser feita com as mãos ou com uma esponja suave, sem usar qualquer tipo de produto químico. Quando o usuário estiver limpando a vela com água, ela deve ser mantida em posição normal, para não entrar água contaminada em seu interior.
Além disso, não se deve forçar excessivamente a limpeza para não desapegar a sua base. Por último, é necessário anotar o dia em que a vela foi instalada para que se saiba quando fazer a troca, ou seja, a cada 6 meses de uso ou pelo menos 500 litros de água filtrada.

6.-Para-que-servem-as-boias
 

6. Para que servem as boias?

Da mesma forma que na caixa d’água, as boias impedem o vazamento de água filtrada, que fica armazenada na parte inferior do Filtro de Barro. Nesse caso, as boias oferecem dupla função, impedindo o vazamento ao mesmo tempo em que dobram a capacidade de armazenamento, já que deixam tanto o reservatório superior quanto o inferior cheios de água.

16-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar-filtro-de-barro-
 

7. Como a prata coloidal ajuda na esterilização da água?

O revestimento de prata coloidal na parte interna da vela esterilizante tripla cria uma maior proteção contra as bactérias. O revestimento tem a função de esterilizar e eliminar as bactérias presentes na água, tornando-a mais segura para o consumo.


 

8. Por que a água do Filtro de Barro possui um sabor distinto?

Nos primeiros litros filtrados, a água pode apresentar um sabor característico do elemento filtrante cerâmico e, por isso, é recomendado o seu descarte. Os Filtros de Barro apresentam no início esse sabor similar a sua matéria prima, que é perfeitamente normal nos Filtros desse tipo de material. O sabor desaparece com o tempo.

9.-Como-deve-ser-feita-a-limpeza-do-Filtro-de-Barro
 

9. Como deve ser feita a limpeza do Filtro de Barro?

A recomendação é que o Filtro de Barro seja limpo com um pano úmido ou seco, sem utilizar qualquer tipo de produto químico, removendo apenas o acúmulo de poeira na superfície externa e úmida do equipamento.

O-que-acontece-quando-a-vela-não-filtra
10. O que acontece quando a vela não filtra?

A vela do Filtro de Barro deve ser trocada a cada 6 meses de uso, tempo aproximado para filtragem de 500 litros de água. Se a água que está sendo consumida tiver partículas em excesso, os micróporos da parede cerâmica podem ser tapados. Se a vela deixar de filtrar, é necessário substitui-la.

Porque-surgem-pontos-verdes-na-parede-cerâmica-da-vela
 

11. Porque surgem pontos verdes na parede cerâmica da vela?

Os pontos verdes podem aparecer quando a manutenção não é feita corretamente, ou seja, a troca da vela no período especificado ou sua limpeza. A água que está sendo filtrada pode conter algas e a parede cerâmica da vela as retém. Os pontos verdes não são prejudiciais à saúde e geralmente não podem ser removidos. Com a substituição da vela no tempo determinado, os pontos verdes não atrapalham o consumo de água.

Qual-é-a-garantia-do-Filtro-de-Barro-São-João-Cerâmica-Stéfani
 

12. Qual é a garantia do Filtro de Barro São João Cerâmica Stéfani?

O Filtro de Barro São João possui garantia de um ano contra defeitos de fabricação. Contudo, qualquer dano causado pelo uso ou manuseio impróprio é de total responsabilidade do consumidor final. Lembrando que por conta do seu material de Barro (cerâmica) o produto é suscetível à quebras ou rachaduras.

Mesmo-com-boia,-a-água-do-Filtro-do-Barro-foi-derramada.-Por-quê
 

13. Mesmo com boia, a água do Filtro do Barro foi derramada. Por quê?

Depois da instalação das boias é necessário verificar se as mesmas não estão se tocando ou se não estão tocando a parede interna do Filtro. Essa condição não deixaria que o orifício de passagem da água nas boias se fechem, bloqueando a sua passagem, o que levaria à contínua passagem da água, derramando entre os dois reservatórios do Filtro de Barro.

É-normal-sair-um-pó-preto-da-vela
14. É normal sair um pó preto da vela?

As Velas Declorante, esterilizante e de pressão possuem em seu interior grãos de carvão ativado. O pó preto saindo da vela é em razão de o carvão ativado não ser compactado, e sim granular. Portanto, é normal que alguns pequenos pedaços saiam junto com os primeiros litros de água purificada. O carvão ativado não é prejudicial à saúde.

No entanto, é preciso tomar cuidado para que as velas não sejam agitadas, uma vez que o carvão granular pode ficar em grãos ainda menores, saindo junto com a água. Se isso ocorrer, não haverá problema, não afetando o processo de purificação. Contudo, a vida útil da vela pode ser reduzida, já que vai conter menos carvão ativado em seu interior.

Quais-as-vantagens-do-Filtro-de-Barro
 

15. Quais as vantagens do Filtro de Barro?

O Filtro de Barro São João Cerâmica Stéfani possui certificação do Inmetro, oferece excelente custo-benefício bastante e é fácil de manusear e manter, não exigindo conexão elétrica, montagens complicadas. Com o Filtro de Barro é possível ter água potável e fresca sem a necessidade de fervura da água ou aplicação de produtos químicos*. Fim nos gastos com compras de galões de água e sua reposição difícil por conta do peso do Galão. O Filtro de Barro possui um design tradicional e combina com os mais diversos ambientes. Alguns modelos de Filtros de Barro, como os da marca Salus, possuem Filtros de Barro Decorados, trazendo mais harmonia para a composição do ambiente.
Além disso, o Filtro oferece fácil instalação, refrescando a água e oferecendo pureza e qualidade sem gerar maiores custos mensais. A qualidade e eficiência no seu processo de tratamento de água já foi comprovado internacionalmente.



16-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar-filtro-de-barro

16. O que é a camada branca que se forma no lado externo do Filtro de Barro?

A camada branca, que muitos consumidores confundem como fungos/mofos é denominada eflorescência, ocorre porque o Filtro de Barro só consegue manter a água fresca em razão de sua porosidade. A água atravessa os poros da argila, trocando calor com o ambiente e, assim, mantém a água interna mais fresca.

Nesse processo, os sais minerais contidos na água permanecem do lado externo do Filtro e, quanto mais sair minerais a água tiver, maior será a eflorescência. No entanto, é uma situação normal, não oferecendo qualquer risco à saúde.

Para eliminar essa eflorescência, basta limpar o Filtro com frequência, usando água e um pano limpo úmido, evitando o uso de qualquer produto de limpeza, inclusive sabão caseiro, já que qualquer produto pode comprometer o Filtro de Barro e alterar o sabor da água.

Fonte : Blog Valejet

Nenhum comentário:

Postar um comentário