sábado, 22 de julho de 2017

MINISTÉRIO PÚBLICO CRIA " GAECO DO OESTE " PARA ATUAR EM PATU E MAIS 20 MUNICÍPIOS

Resultado de imagem para gaeco rn 


Com o objetivo de capilarizar a atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) criou o Gaeco da Região Oeste. A  unidade, instituída em resolução assinada pelo procurador-geral de Justiça, Eudo Leite, e publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (20), terá sede em Mossoró.

“O MPRN está determinado a reforçar a sua contribuição para a defesa do cidadão e da vida no nosso Estado, valores maiores de uma política de segurança pública, além da natural manutenção de um combate firme à corrupção em todos os municípios do RN.  É mais uma iniciativa do MPRN buscando cada vez mais resolutividade”, declarou Eudo Leite.

O promotor de Justiça Fábio Melo será o coordenador do Gaeco do Oeste. Ele anteriormente tinha a atribuição de coordenar o  Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público (Garpp), com sede também em Mossoró, que foi extinto.

 Resultado de imagem para gaeco DO OESTE

“O Gaeco tem essa feição de incrementar o trabalho desenvolvido pelo extinto Garpp, que se centrava exclusivamente na defesa do patrimônio público. Vamos continuar as investigações nessa área, mas também ampliando a atuação para o combate à criminalidade”, destacou Fábio Melo.

Na prática, os casos que estavam atualmente em andamento no Garpp serão transferidos automaticamente para o Gaeco do Oeste, sem prejuízo de continuidade. O novo órgão terá estrutura de pessoal, veículos, equipamentos e espaço físico para um efetivo incremento da atuação do MPRN nas investigações.

 Resultado de imagem para gaeco DO OESTE

O coordenador do Gaeco, o promotor de Justiça Fausto França, reforçou que o projeto de criação do Gaeco do Oeste representa a capilarização da atuação do órgão pela região em questão. “Evitamos a concentração de estrutura e da atuação apenas em Natal ou numa matéria de tipo de organização criminosa. Além disso, prestigiamos o princípio da oportunidade, agilizando as diligências no conjunto de comarcas atendidas pelo Gaeco do Oeste”, acrescentou.

Área de atuação

A atuação do Gaeco do Oeste compreenderá a área territorial das Promotorias de Justiça de Mossoró, Apodi, Caraúbas, Janduís, Campo Grande, Upanema, Assu, Ipanguaçu, Governador Dix-Sept Rosado, Areia Branca, Baraúnas, Pau dos Ferros, São Miguel, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Alexandria, Portalegre, Martins, Umarizal, Almino Afonso e Patu.

A atuação do Gaeco do Oeste obedecerá um planejamento integrado, servindo de apoio tanto ao Gaeco, quanto a esse conjunto de comarcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário